Biografia de Ronaldinho
O melhor jogador de futebol do mundo. Um dos maiores jogadores. Um verdadeiro campeão. Exclusivo. Um talento incrível com qualidades técnicas extraordinárias. Ele é um excelente craque e um verdadeiro organizador. Esses epítetos foram dados a Ronaldinho por seus colegas de mesmo título, Pelé, Diego Maradona e Kaká. Admito que eles não estavam errados. O atleta provou repetidamente seu status de estrela, mas colegas e jornalistas argumentaram que ele poderia ter conseguido mais se não fosse por sua vida selvagem fora do campo.
Mais notícias de última hora.

Em 21 de março de 1980, nasceu um filho chamado Ronaldo, filho de João da Silva Moreira, estaleiro, e Dona Migelina, enfermeira.
A família morava em uma das maiores cidades do Brasil - Porto Alegre. Meu pai trabalhava meio período no estacionamento do Grêmio, vencedor da Copa Intercontinental e da Copa Libertadores. Não é de estranhar que os seus filhos adorassem este desporto em toda a sua diversidade - do futsal à praia. Em 1988, o chefe da família morreu de ataque cardíaco enquanto nadava na piscina de sua casa.
Ronaldinho ganhou o apelido, que significa “pequeno Ronaldo”, na escola de futebol de Langendonk, onde frequentou desde os sete anos. O futuro campeão seguiu seu irmão mais velho, Roberto de Assis, que se mostrou muito promissor como atacante no esporte e participou do Campeonato Mundial Juvenil de 1987. Para motivar Roberto, o clube cedeu à sua família uma villa numa zona de prestígio. Mas a lesão no joelho encerrou a carreira do atleta.
A mídia brasileira começou a escrever sobre o talentoso Ronaldinho quando ele tinha 13 anos. Mais tarde, seu time de Belo Horizonte venceu por 23 a 0. Ele foi o autor de todos os gols.

Carreira no clube
A carreira de Ronaldinho começou no Grêmio, onde ingressou aos 15 anos. O jovem assinou seu primeiro contrato profissional e conseguiu disputar o Campeonato Mundial Juvenil de 1997.

Um ano depois, o jogador estreou na partida da Copa Libertadores. No dia 11 de abril de 1998, o menino disputou a partida do campeonato gaúcho contra o Santa Cruz. A partida terminou com empate em 1 a 1.
Em julho, o jovem comemorou sua primeira participação no campeonato nacional na partida contra o Internacional, onde o Grêmio foi derrotado por placar mínimo. Um ano depois, o jovem conquistou o campeonato estadual do Rio Grande do Sul.
A biografia do atacante, que ingressou no Paris Saint-Germain, mudou drasticamente. A transição não foi fácil. Pela “lei de Pelé”, o atleta foi liberado para outra equipe com a condição de receber uma indenização igual a 200 vezes o seu salário. No final, os franceses pagaram 5,1 milhões de euros pela estrela em ascensão.

O PSG era considerado mediano na época e parecia apenas um trampolim para Ronaldinho. Depois que os parisienses conquistaram a 11ª colocação no torneio nacional, o atacante deixou o clube, perdendo a chance de disputar a Copa da Europa.
O "Barcelona" da Espanha não conseguiu conquistar tal troféu. “Manchester United” e “Real Madrid” também participaram da luta do talentoso jogador estrangeiro. A direção do Blue Garnets contatou Ronaldinho e seu irmão, que era o agente pessoal do jogador. O resultado das negociações foi um contrato no valor de 32 milhões de euros.

Ronaldinho se tornou a estrela dos catalães. Desde a primeira temporada, os torcedores viram jogadas brilhantes, belos gols e manobras exclusivas. O truque mais popular praticado pelo jogador é o elástico, às vezes chamado de flip-flop ou cobra.
O melhor jogador do mundo, o melhor jogador da Liga dos Campeões, o dono do prêmio FIFA Ballon d'Or como bicampeão da Espanha - esta é uma lista incompleta dos títulos conquistados por Ronaldinho no campo do Barça.
Em 2007, um homem de Porto Alegre recebeu a cidadania espanhola. Ao mesmo tempo, outro lendário atleta do futuro, Lionel Messi, brilhou no time principal dos granadas azuis. Como disse o próprio argentino, o virtuoso brasileiro foi um exemplo para ele.
Não foram as atuações mais brilhantes na Copa do Mundo da Alemanha e nas Olimpíadas de 2008, mas uma lesão grave e a posterior saída do time obrigaram Ronaldinho a deixar o Barcelona.

Ainda havia muitos clubes que queriam ver o campeão em sua lista. O Milan da Itália teve sorte. O estreante terminou em 80º, já que os dez primeiros pertenciam a Clarence Seedorf. O jogador de futebol passou 2008-2011 na Itália.
A primeira temporada foi difícil, tudo era novo – linguagem, pessoas, ambiente. Como Ronaldinho admitiu em entrevista, ele teve que insistir em provar que merece jogar no time titular.

Com o tempo, a era de ouro da biografia do atacante acabou. Começaram os conflitos com a comissão técnica. O jogador de futebol foi cada vez mais acusado de violar o regime e foi encontrado em estabelecimentos de diversão nocturna. Isso não poderia deixar de afetar o nível do jogo.
Os valores do contrato diminuíram. Os clubes mudaram um após o outro. Em 2011, Ronaldinho foi para o Flamengo e em 2012 para o Atlético Mineiro. Dois anos depois, o jogador assinou contrato de um ano com o mexicano "Queretaro".
Posteriormente, o atleta foi convidado do clube brasileiro Fluminense. Porém, após 7 partidas na nova equipe, ele rescindiu o contrato por mútuo acordo. No dia 16 de janeiro de 2018, o brasileiro anunciou sua aposentadoria dos principais esportes.


Nacional brasileiro
O porto-alegrense estreou na seleção sub-17 que conquistou a Copa do Mundo de 1997, no Egito. Ao final do torneio, o jovem finalizou os três primeiros colocados e recebeu a Bola de Bronze.

Dois anos depois, os brasileiros marcaram três gols sem resposta contra o Uruguai para conquistar a Copa América. Ronaldinho foi o artilheiro da competição com Rivaldo - ambos marcaram cinco gols.
Em 2002, o atacante sagrou-se campeão mundial pela seleção nacional. Na partida final, os alemães impediram os brasileiros. Ronaldinho, que marcou dois gols, levou seus compatriotas à vitória.


Fora do futebol
No verão de 2016, o atleta lançou seu aplicativo mobile Emojinho para Android e iOS.
Dois anos depois, ao lado dos astros de Hollywood Jean-Claude Van Damme, Christopher Lambert e do boxeador Mike Tyson, Ronaldinho participou das filmagens do filme "Kickboxer Returns". O projeto foi uma sequência do filme de ação de 2016 Kickboxer: Revenge. A continuação do filme foi um verdadeiro desastre de bilheteria - com orçamento de 10 milhões de dólares, a bilheteria arrecadou apenas 101 mil dólares.
O atleta não é novato no cinema. Em 2002, ele fez uma participação especial em Play Like Zizu, que lhe rendeu uma indicação ao César e o prêmio de Melhor Novo Ator graças à atuação do ator principal Laurent Deutsch.

Prisão
Em julho de 2019, dezenas de imóveis, bem como passaportes espanhóis e brasileiros, foram confiscados de Ronaldinho por falta de pagamento de impostos. Além disso, o atleta não pagou multa de 2,2 milhões de euros pela instalação de um cais ilegal na sua casa.

Posteriormente, o jogador de futebol e seu irmão foram presos no Paraguai por tentarem entrar no país com documentos falsos. Em abril de 2020, os infratores foram libertados em prisão domiciliar e no final de agosto foram libertados.


vida privada
Ainda jogando pelo PSG, Ronaldinho disse que nunca se apaixonou e muito menos sofreu com um amor não correspondido. Embora o jogador de futebol não seja oficialmente casado, ele tem um filho. A mãe da criança é a dançarina Janaina Nattianella Viana Mendez. Nascido em 2005, o nome do herdeiro era João Mendes. Ele se interessa por futebol desde criança e seguiu os passos do pai.
Na vida pessoal da dribladora chamaram a atenção a modelo francesa Alexandra Paressan e a romena Liliana Cheveresan. Embora o jogador de futebol, brincando, chame a bola de futebol de seu primeiro amor.
Parecia que tudo estava indo a sério com o primeiro namorado de Ronaldinho - o jogador de futebol até apresentou a menina à mãe e a encheu de presentes caros. Mas a sua relação com Alexandra, assim como com Liliana, durou pouco.
Em 2017, o atacante visitou a República da Chechênia em homenagem à apresentação do renovado clube Akhmat. Após a vitória sobre o “Amkar”, Ramzan Kadyrov convidou Ronaldinho e outros convidados para o restaurante. Ali aconteceu um episódio engraçado - o brasileiro dançou uma lezginka, depois abraçou o chefe do distrito.

Com o tempo, o campeão passou a se relacionar com dois amantes ao mesmo tempo. Suas escolhidas foram Priscilla Coelho e Beatriz Souza. Posteriormente, a imprensa espanhola escreveu que o jogador de futebol se preparava para um casamento duplo. Além disso, tal cenário convinha a ambas as meninas.
O feriado está previsto para agosto de 2018. Mas no final a comemoração não aconteceu: Ronaldinho negou os rumores de casamento e os chamou de “uma grande mentira”.

Mais tarde, as “noivas” tornaram-se chatas para o atleta, então ele passou a conviver com outras garotas e prestou menos atenção às garotas que escolheu. Priscilla disse que o vencedor da Bola de Ouro a evitou, deixou de financiá-la e até evitou conversas. Isso encerrou a dupla relação do atacante.
No final de fevereiro de 2021, a mãe de Ronaldinho morreu devido a complicações relacionadas ao coronavírus. A cerimônia de despedida aconteceu em Porto Alegre, mas o astro herdeiro não compareceu ao funeral. Segundo sua irmã Daisy, ele não encontrou forças morais para ver seus pais em sua última viagem.

Soube-se que o filho do lendário jogador assinou contrato com as camadas jovens do "Barcelona" em 2023.
Ronaldinho mantém uma conta no Instagram (rede social proibida na Federação Russa; pertence à corporação Meta, conhecida como extremista na Federação Russa), onde posta não apenas fotos esportivas, mas também fotos pessoais.

Ronaldinho agora
Agora o nome Ronaldinho continua aparecendo no espaço midiático. No dia 26 de fevereiro de 2023, o atacante enfrentou Pio na Liga Espanhola de Futebol Media pelo Porcinos. O jogador pegou a braçadeira de capitão e entrou em campo pela reserva aos 5 minutos. Apesar dos esforços, os campeões espanhóis perderam nos pênaltis.
Prêmios e conquistas
1999 - o melhor jogador da Copa Americana
2002 - campeão mundial
2004, 2005 - Jogador do ano da FIFA
2005 – Vencedor da Copa das Confederações
2005 - melhor avançado da UEFA
2005 - Vencedor da Bola de Ouro como melhor jogador da Europa segundo a France Football
2004/05, 2005/06 - campeão espanhol
2005/06 - Vencedor da Liga dos Campeões
2005, 2006 - o melhor jogador do ano segundo a FIFPRO
2010/11 - campeão italiano
2013 - Vencedor da Copa Libertadores
2015 - Vencedor da Copa do México

Fatos interessantes

O jogador tem vários apelidos. Os mais famosos deles são o Rei e o Mago.
Segundo Ronaldinho, ele aprendeu o básico do drible brincando com seu cachorro.
O atleta lançou sua própria linha de roupas com a logomarca da marca R10.

Ronaldinho » Notícias » Biografia de Ronaldinho