Como terminaram os vencedores da Bola de Ouro
Muitas estrelas do século XXI deixaram a Europa no final das suas carreiras.
Lionel Messi ganhou a oitava Bola de Ouro de sua carreira e admitiu francamente que este prêmio foi provavelmente o último.
“Acho que esta é minha última Bola de Ouro. “Estou feliz por ter conseguido tudo o que conquistei e por ser o único jogador a ganhar oito prêmios”, disse o argentino.
Mais notícias de última hora.

A era de Messi e Ronaldo, infelizmente, acabou. Ambos saíram para terminar seus jogos em ligas onde não receberam a Bola de Ouro por suas atuações. O argentino de 36 anos está na MLS, o português de 38 anos está na Arábia Saudita. Karim Benzema, dono do prémio individual de maior prestígio de 2022 no mesmo campeonato que Cristiano, está agora a juntar pó.
Onde outras estrelas da Bola de Ouro terminaram seus jogos no século 21? Quais deles chegaram ao fim da carreira por dinheiro asiático ou americano, e quais deles continuaram na Europa até a última tentativa de bola? Neste texto nós informamos você.

Ronaldinho
O mágico e mágico brasileiro recebeu a Bola de Ouro em 2005. Ronaldinho tinha 25 anos, trabalhava no Barcelona. A sua carreira europeia durou nove temporadas e meia: do verão de 2001 ao inverno de 2011, o médio-ofensivo jogou pelo PSG, Barça e Milan.
5 anos depois de conquistar o principal troféu individual, Ronaldinho voltou ao Brasil e, em setembro de 2014, foi trazido para o México por quase um ano. O astro do futebol mundial decidiu ganhar um dinheiro extra para a velhice atuando no "Queretaro" local. Ao mesmo tempo, Ronaldinho assinou contrato por duas temporadas, e seu salário não era tão alto - US$ 1,8 milhão por ano. Quando os mexicanos perguntaram ao próprio brasileiro por que ele escolheu a liga deles, o meia-atacante respondeu cautelosamente: "Vou continuar ganhando títulos e meninas no México".
Mas a passagem pelo México não foi boa para Ronaldinho, embora depois de uma das partidas a torcida adversária o aplaudiu de pé pelo excelente desempenho. Em 29 partidas em Querétaro, o brasileiro marcou 8 gols e deu 8 assistências. Ele ainda não ganhou nenhum troféu. Em seguida, retornou ao Brasil por muito pouco tempo, mas logo se retirou do futebol profissional.

Engolir

O brasileiro conquistou a Bola de Ouro em 2007, à frente do jovem Ronaldo (segundo colocado) e Messi (terceiro colocado). Naquela época, Kaká tinha 25 anos e jogava no Milan. No total, o meia-atacante jogou no Milan e no Real Madrid na Europa por 11 temporadas.
7 anos depois de ganhar a Bola de Ouro, Kaká foi para os Estados Unidos e assinou contrato com o Orlando City. O brasileiro se tornou o jogador mais bem pago da Liga Americana, com um salário anual garantido de US$ 7,2 milhões. Porém, jogou emprestado ao São Paulo até 2015, quando seu novo clube ingressou na MLS.
Em três temporadas no Orlando City, Kaká disputou 78 partidas, marcando 25 gols e dando 19 assistências. Ele não ganhou nenhum troféu na América, mas não se preocupou muito com isso.
“Sempre quis me apresentar nos Estados Unidos. As primeiras negociações começaram em 2012, quando o presidente do Orlando City, Flavio Augusto, me ofereceu a opção de comprar uma franquia como David Beckham. Agora meu sonho se tornou realidade”, disse Kaká enquanto jogava na MLS.

Fábio Cannavaro

O lendário defesa-central também encerrou a carreira fora da Europa, onde jogou por clubes como Napoli, Parma, Inter, Juventus e Real Madrid durante 18 temporadas. Cannavaro conquistou a Bola de Ouro em 2006 graças à vitória na Copa do Mundo pela seleção italiana. Naquela época, Fábio já tinha 33 anos. Quatro anos depois, o italiano decidiu explorar a Ásia e aceitou a oferta do Al-Ahly dos Emirados Árabes Unidos.
Cannavaro explicou de forma interessante a sua escolha a favor deste clube:
“Não era uma questão de dinheiro, era uma questão do bem-estar da minha família. O campeonato nos Emirados Árabes Unidos está tranquilo, nada pressiona. Espero que a experiência que adquiri ao longo dos longos anos da minha carreira profissional ajude os jovens jogadores do "Al Ahli" a alcançar resultados elevados.
O contrato de Fábio foi assinado por duas temporadas e o salário do defesa, segundo informações não oficiais, era de 5 milhões de euros anuais. Porém, devido a problemas nos joelhos, Cannavaro jogou apenas uma temporada completa nos Emirados Árabes Unidos. Participou de 16 partidas. Depois disso pendurei minhas botas.

Andrey Shevchenko


Shevchenko, de 28 anos, ganhou a Bola de Ouro em 2004 como jogador do Milan. Ele buscou esse prêmio por muito tempo, terminando em terceiro lugar na votação duas vezes (em 1999 e 2000), mas, paradoxalmente, ganhou quando os rossoneri não conseguiram reter o título da Liga dos Campeões. A temporada 2003/2004 foi muito brilhante para o atacante. Andrey conquistou o campeonato italiano como integrante do Milan e foi o artilheiro da Série A com 24 gols em 32 partidas.
Shevchenko passou mais duas temporadas no Milan antes de se transferir para o Chelsea, antes de retornar ao Milan por empréstimo da Inglaterra e se transferir para seu país natal, o Dínamo de Kiev, em 2009. O atacante passou as últimas três temporadas da carreira no time ucraniano. Andrey acabou não jogando na Ásia ou na MLS, apesar de sua esposa ser americana.

Já em 2007, Shevchenko estava considerando a opção pelos Estados Unidos. O atacante disse à Sports Illustrated: "Eu adoraria jogar lá. O futebol nos Estados Unidos está sempre evoluindo e gostaria de ajudar nesse processo. Joguei lá contra o time All-Star da MLS e vi o quanto os jogadores melhoraram suas habilidades. -sábio."
Mas não funcionou. Foi relatado que Shevchenko rejeitou especificamente a oferta do DC United com um salário anual de 5 milhões de euros.

Pavel Nedved

Nedved recebeu a "Bola de Ouro" ao completar 30 anos. Em 2003, ele já tinha 31 anos. Até então, ele havia passado apenas duas temporadas na Juventus, e antes disso havia jogado cinco anos na Lazio (o meio-campista deixou o campeonato tcheco no clube Roma): toda a carreira estrangeira de Pavel esteve ligada à Itália.
Na temporada 2002/2003, Nedved venceu a Série A com a Juventus e foi eleito o jogador do ano no campeonato italiano. Além disso, sua equipe chegou à final da Liga dos Campeões, onde perdeu para o Milan nos pênaltis. Tendo feito sua melhor temporada, o meio-campista tcheco permaneceu na Juventus e jogou em Turim por mais 6 anos, até o final da carreira.
Por que Paulo não foi para a América ou Ásia? É tudo uma questão de família. Agente Mino Raiola disse:
“Recebi muitas ligações sobre Nedved, mas sabia que seria uma perda de tempo perguntar a ele. Nenhuma quantia de dinheiro o fará perturbar o conforto de sua família. Uma das ofertas veio do Japão. Ninguém recebeu tal quantia – nem mesmo Zidane. Mas ele não queria que as crianças mudassem de escola."

Ronaldo

Ronaldo ganhou sua segunda Bola de Ouro em 2002. Isso aconteceu após a vitória da seleção brasileira no mundial. Naquela época, Zubastic tinha 26 anos - o atacante estava no auge da carreira e acabava de passar do “Inter” para o “Real”. Ele ganhou a primeira "Bola de Ouro" em 1997, quando deixou o "Barcelona" e se mudou para o "Inter".
No total, Ronaldo passou 14 anos na Europa – duas temporadas no PSV holandês, uma temporada no Barcelona, cinco no Inter, quatro e meia no Real Madrid e uma temporada e meia no Milan. Em 2008, seis anos depois de conquistar sua segunda Bola de Ouro, o brasileiro estava sem clube. O atacante rompeu os ligamentos do joelho esquerdo e duvidava da continuidade da carreira. Mesmo assim, a vontade de jogar futebol superou-o - Ronaldo recuperou-se e decidiu regressar à sua terra natal. Assinou contrato com o Corinthians, onde jogou por várias temporadas.

Pouco antes da lesão e de deixar o Milan, Ronaldo falou sobre opções em países que jogam menos futebol:
“Recebi ofertas de países árabes e dos Estados Unidos, mas recusei em favor do Milan”. Ainda me sinto muito bem e quero provar a todos que minha carreira ainda não acabou. Tenho uma intenção séria e uma grande motivação."

Michael Owen

O jogador de futebol inglês ganhou a "Bola de Ouro" em 2001. Naquela época, Owen tinha apenas 22 anos e jogava pelo Liverpool, sua terra natal. Na temporada anterior a receber o principal prêmio individual, Michael conquistou a Copa UEFA, SuperTaça Europeia, Copa da Inglaterra, Copa da Liga e SuperTaça da Inglaterra com o time. Em suma, foi um ano de troféus para o grande avançado.
Toda a carreira de Owen foi passada na Europa. Do Liverpool foi para o Real Madrid e depois de um ano na Espanha retornou à Inglaterra e jogou pelo Newcastle, Manchester United e Stoke City. Mesmo quando Michael ficou sem clube no verão de 2012, quando deixou o Manchester United, ele não buscou opções em outros países, mesmo com ofertas da Austrália.
“O principal problema dos clubes que querem me comprar são as minhas lesões”, disse Owen. - Em geral equipes de todo o mundo se interessam por mim. Por exemplo, da Alemanha, Espanha, Turquia. Mas a minha escolha é a Premier League."

Ronaldinho » Notícias » Como terminaram os vencedores da Bola de Ouro